A palavra Batismo vem do grego Baptizo que significa mergulhar, submergir, imergir.

A pessoa que se batiza, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo morre para o velho Eu e renasce para iniciar uma nova caminhada em Cristo, Jesus.

Resumindo, o Batismo é:

Um ato de Fé, é um testemunho (aliança) exterior da mudança interna na vida de um crente, um ato de obediência e respeito, onde você faz uma profissão pública de Fé simbolizando a confiança total e dependência completa ao Senhorio de Cristo.

Mandamento de Jesus:

Mateus 28:19 (NTLH)
Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Uma garantia de salvação pois somos salvos pela Graça através da Fé, começamos a morrer para nós mesmos e viver para Cristo.

Marcos 16:16 (NTLH)
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

O Batismo não é algo instantâneo e nem mágico, mas é algo que vai transformando a sua vida aos poucos. Uma transformação muitas vezes árdua, porém que contribui para seu crescimento pessoal, emocional e psicológico.

Mesmo após o crente ser batizado é preciso vigiar, não andar distraído para não cair em tentação e pecar. É preciso viver em santidade, continuar buscando a presença de Deus, estudando sempre as Suas palavras (Bíblia/Escritura Sagrada), congregar na Igreja, participar de ministérios realizando obras para o Reino de Deus e manter uma intimidade constante com Deus, nosso Pai de Amor, através da Oração.

1Pedro 5:8-11 (NTLH)
Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.
Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.
Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que tem por nós um amor sem limites e que chamou vocês para tomarem parte na sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança. A Ele seja o poder para sempre! Amém!

O Batismo por se tratar de uma aliança feita com Cristo Jesus, é indispensável entender essa união como um todo. Como se fosse um casamento, um caminhar não mais só.

E a Igreja faz parte deste relacionamento. A Igreja é uma referência de escola de vida Cristã. Um lugar onde auxiliará você a desenvolver seu crescimento e desenvolvimento espiritual.
Logo, a escolha de uma Igreja se faz impreterível.

O Batismo é um só, é único, é uma decisão e tem de ser feita de todo coração. Não é uma decisão que deva vir somente do intelecto mas é uma entrega completa, de corpo, mente, alma e espírito.

Neste versículo:

Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Efésios 4:5 (NTLH)

Pode ser observado a afirmação da própria palavra do Senhor em relação ao Batismo.
Assim sendo, tais outros batismos, em exemplo: Batismo feito em bebês, estes não são válidos biblicamente pois não há nenhum registro deste ato na Escritura Sagrada.
Um bebê não consegue compreender o que o Batismo nas águas simboliza e também não é capaz de tomar uma decisão consciente em obedecer a Cristo Jesus.

Se os pais Cristãos desejam dedicar o bebê a Cristo, neste caso um culto de dedicação será completamente adequado. Contudo, mesmo se o bebê for dedicado ao Senhorio de Cristo, quando crescer deverá fazer uma decisão pessoal de crer em Cristo Jesus e se batizar.

O Batismo é o lavar da alma, um complemento da conversão, a circuncisão do coração. Naturalmente a Fé em Cristo Jesus nos leva ao Batismo.
Aquilo que separa pureza da impureza.
Assim como naquele processo de separar a palha do trigo, onde a palha é lançada fora e separada para o dia do juízo.

Colossenses 2:11-14(NTLH)
Por estarem unidos com Cristo, vocês foram circuncidados não com a circuncisão que é feita no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, pela qual somos libertados do poder da natureza pecadora.
Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo.
Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados e porque eram não judeus e não tinham a lei. Mas agora Deus os ressuscitou junto com Cristo. Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz.

Portanto é uma decisão muito sábia e de extrema importância na sua vida.

Se você diz ser seguidor de Jesus, é vital que você saia de cima do muro e tome esta decisão de estar do lado Reino.

Pois aqueles que não desejam o Batismo por quaisquer motivos ilógicos, fundamentadas em pretextos insensatos estão indo contra a ordem de Jesus, e se afastando do caminho que Deus tem para eles.

Se você ainda não tomou esta decisão de aceitar Jesus, convido você a abrir o seu coração e tomar esta decisão conforme os ensinos do NT e desejar ser batizado o mais rápido possível.

Não se sinta despreparado(a) para o Batismo, Deus olha para as vontades do nosso coração. Ele não julga e nem condena nossas atitudes falhas pois nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe das nossas limitações e capacidades.

Logo, Seu fardo é leve. Ele não exige que você seja uma pessoa sem defeitos, que não erra, que esteja biblicamente qualificada. Ele apenas deseja que você creia Nele de todo coração e O aceite como seu Senhor e Salvador. E que você faça uma escolha consciente. Entendo o significado e a importância do Batismo, reconhecendo que somos pecadores e necessitamos da Salvação.

Muito obrigada pela leitura e fiquem agora com o nosso vídeo bate papo de perguntas e respostas sobre o Batismo, com o Pastor Marcio da Igreja Holiness do Brasil em Hadano.

Shalom Adonai
Laressa Ribeiro