Vivi muito tempo me culpando por erros que cometia e sempre me achando cada vez mais incapaz. Vários pensamentos que me trouxeram coisas negativas foram consequências da minha condição que foram diagnosticadas recentemente.
Por isso passei a minha vida achando que eu era burro e não tinha capacidade de fazer as coisas direito. Isso foi fazendo eu desistir de muitas coisas na vida, pois eu me achava incapacitado até mesmo de levar uma conversa normal. E isso foi apenas um dos problemas que enfrentei.
Mas chegou uma hora que eu percebi que esse caminho não me levaria a lugar nenhum e que, pelo menos, tentar fazer algo fazia mais sentido que simplesmente desistir da vida e não fazer nada. Então eu pensei: “Bom, vou pelo menos tentar. Se não der certo eu apenas vou voltar no lugar que eu estou. Perder tempo eu já estou perdendo fazendo nada. Melhor perder tempo tentando fazer algo. Então o que resolvi fazer foi começar a mudar meu foco, meu ponto de vista, a minha perspectiva sobre as coisas da vida.
Desde então, a minha vida tem sido essa mudança de perspectiva. Tenho trabalhado o meu ponto de vista. Estou tentando olhar as coisas de uma perspectiva diferente. Tentando trazer aquilo que é bom para mais perto. Dar um zoom no que vejo que é bom, para esmiuçar e aprender melhor. E aquilo que é ruim eu conheço, observo mas não me aprofundo. Apenas reconheço a sua existência para que eu possa tomar cuidado. Mas não perco tempo com isso.
Viver a vida para mim tem sido isso uma mudança na minha perspectiva, no meu olhar. Pois o meu coração vai se encher daquilo que eu ocupa a minha mente e daquilo que eu busco. E a partir desse pensamento, para mim, ficou óbvio que a perspectiva de como eu olho as coisas ao meu redor também determina com o que vou encher meu coração. Se procuro coisas ruins, pensamentos ruins ou perspectivas ruins das coisas é isso que meus olhos vão enxergar, é isso que vai entrar pela janela da minha alma e é isso que vai encher o meu coração.
Bom é verdade que há momentos na nossa vida que precisamos procurar enxergar a falha para que possamos chegar a uma correção daquilo que não está bem, mas também nesse caso essa mudança da perspectiva de como eu enxergo as coisas faz diferença.
A partir do meu novo modo de ver as coisas, quando eu procuro um erro eu não estou mais atrás de um culpado ou de uma punição, mas estou em busca de uma solução em busca de resolver o problema, em busca de melhorar a minha vida. Os problemas vão existir mas o meu foco já não será ficar me lamentando e remoendo aquilo que deu errado e sim no passo seguinte em busca da solução ou da correção. Quero deixar claro que não falo de situações profissionais, mas sim uma situação mais pessoal, pois a situação profissional difere em alguns aspectos mais específicos por se tratar de um ambiente de trabalho onde as pessoas tem obrigações contratuais. Mas é possível aplicar o mesmo pensamento tomando os devidos cuidados e adaptações.
E ao mudar a minha perspectiva de como vejo a vida eu também, automaticamente, mudo meu modo de agir, sentir e reagir. Muda o modo como eu interajo com o mundo à minha volta. Muda o modo como eu olho para mim mesmo e as pessoas ao meu redor. Muda o meu interior pois eu percebi que comecei gastar mais meu tempo com pensamentos em busca de coisas boas que visam o meu crescimento. Gerenciar a minha vida tem sido muito mais do que apenas me organizar e planejar. Tem sido uma mudança de carácter e também mudança de estado de espírito. Preciso tomar muito cuidado com o que tenho alimentado o meu coração.
Abraços
Binho