Como vocês podem ver nas fotos em muitos lugares no Japão as pessoas ainda tem saído e não tem seguido todas as recomendações em relação ao Coronavirus. Estamos chegando na época do Hanami (picnic debaixo de uma cerejeira) e já dá para ver que algumas fazendo seu picnic com amigos. Neste mesmo dia era possível encontrar restaurante com fila para entrar e o trem cheio de pessoas.
Nesta quarta feira (24/03) foi anunciado o adiamento das Olimpíadas por um ano. Pouco depois a governadora de Tokyo anunciou de que era preciso tomar algumas medidas para conter a expansão do vírus e que talvez fosse preciso fechar Tokyo. Pois o contágio em grande escala parecia ser eminente.
Hoje dia 26 foi formado a Força Tarefa governamental para combater o Coronavirus (como é chamado aqui no Japão). Com isso o Primeiro Ministro cumpre o regulamento permitindo assim que ele possa declarar Estado de Emergência no Japão. Até agora tudo o que tem saído na mídia são recomendações que podem ou não ser seguidas. Somente após a declaração do estado de emergência é que ele pode fazer declarações mandatórias, ou seja, ele poderá obrigar a fazer algo.
A Governadora de Tokyo tem feito fez algumas reuniões no dia de hoje e convocou todos os governadores da região de Kanto, Kanagawa, Saitama, Chiba e Yamanashi, para que cooperassem com as ações de contenção. Todos os governadores fizeram uma declaração para que todos os cidadãos cooperação e só saíssem somente para fazer algo que seja estritamente necessário.
As pessoas já saíram para comprar e estocar alguns produtos e alimentos. E é possível ouvir avisos no alto falante de avisos da cidade. Apesar do governo pedir para que as pessoas mantenham a calma fica muito evidente que um povo que passou por um grande terremoto, e depois por uma nevasca a algum tempo atrás, não está tendo tanta calma assim com essas grandes mudanças que aconteceram em apenas 2 dias.